LimeiraPolitica

Eleita Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Juniores  

Projeto faz parte do Parlamento Jovem; também foram apresentadas 15 proposições 

Os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do Plenário da Câmara nesta sexta-feira, 19 de janeiro, para a primeira sessão ordinária do mandato. Os trabalhos de abertura foram marcados pela eleição e posse dos membros da Mesa Diretora. 

Antes do pleito entre os juniores, os vereadores da Casa discursaram e deram as boas-vindas aos componentes do projeto inserido no Parlamento Jovem. Participaram da mesa de abertura o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), a vice-presidente Isabelly Carvalho (PT), a primeira secretária Lu Bogo (PL), a segunda secretária Tatiane Lopes (Podemos), que também preside a Comissão Organizadora da Câmara dos Vereadores Juniores. Os parlamentares Sidney Pascotto (PSC) e Betinho Neves (PV) também saudaram os recém-diplomados. A vice-prefeita Erika Tank (PL) representou o Poder Executivo na atividade. 

“Vejo que teremos uma Câmara de Vereadores Juniores muito atuante e participativa. A vida é sempre uma continuidade; fico feliz em ver aqui pessoas que almejam entrar na política e representam uma continuidade desse nosso trabalho no futuro, para dirigir as necessidades da comunidade limeirense, quiçá do estado e quiçá do nosso país”, incentivou Everton Ferreira. 

O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site. A íntegra dos discursos está disponível neste link

Eleição 

Para a vaga de presidente, foi escolhido Diogo Vitor de Oliveira Ferreira, que é amadrinhado pela vereadora Isabelly Carvalho. Ana Caroline de Araújo, que é apadrinhado por Sidney Pascotto, ficou com a vice-presidência. 

Lara Gracioli Sanches e Kauã Guimarães da Silva compõem a Mesa como primeira e segundo secretários, apadrinhados por João Bano (Podemos) e Terezinha da Santa Casa (PL), respectivamente. Mateus da Silva Neves foram Mariele Nunes da Silva, primeiro e segunda corregedores, são apadrinhados pelos vereadores Marco Xavier e Jú Negão, respectivamente.   

Matérias 

Na primeira sessão foram lidas e apreciadas as matérias, como indicações e requerimentos, elaboradas pelos juniores para encaminhamento aos respectivos padrinhos para revisão e posterior votação em sessão ordinária da Câmara de Juniores.  

No geral foram aprovados três projetos de lei, sete requerimentos e cinco indicações. Entre os temas propostas estão: melhoria iluminação pública, conservação de pontos de ônibus, substituição de pontes madeira em áreas rurais, agendamento de data para reunião com o prefeito Mario Botion (PSD) e, assim conhecer o Executivo; ampliação de unidade de unidade de saúde, pedido de informações sobre creches municipais.  

A próxima sessão da Câmara de Juniores será realizada no dia 22 de março.   

Conheça os vereadores e seus padrinhos 

Clara Horn Pedroso – padrinho Airton dos Santos (PL) 

Vitor Gabriel Brito de Oliveira – padrinho Betinho Neves (PV) 

Pedro Henrique Perez dos Santos – padrinho  Anderson Pereira (PSDB) 

Maria Eduarda Morici – madrinha Constância Félix (PDT) 

Paola Cristine Ribeiro de Souza – padrinho Elias Barbosa (Podemos) 

Amanda Sofia Alves da Silva – padrinho Everton Ferreira (PSD) 

Crislania Felix de Oliveira – padrinho Ceará (Republicanos) 

Miguel Ximenes da Silva – padrinho Helder do Táxi (MDB) 

Diogo Vitor de Oliveira Ferreira – madrinha Isabelly Carvalho (PT) 

Lara Gracioli Sanches – padrinho João Antunes (Podemos) 

Luana Caroline dos Santos Camargo – padrinho Jorge de Freitas (PSD) 

Mariele Nunes da Silva – padrinho Ju Negão (PV) 

Letícia Tank Moya Bernhard – padrinho Dr. Júlio (União Brasil) 

Letícia Santos da Silva – madrinha Lu Bogo (PL) 

Matheus da Silva Neves – padrinho Marco Xavier (Cidadania) 

Júlia Vitoriano de Oliveira – madrinha Mariana Calsa (PL) 

Ana Caroline de Araújo – padrinho Lemão da Jeová Rafá (PSC) 

Nycolas Rogério de Medeiros Sousa – madrinha Tatiane Lopes (Podemos) 

Kauã Guimarães da Silva – madrinha Terezinha da Santa Casa (PL) 

Alerrandro Amaral Silva de Santana – padrinho Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) 

Projeto  

A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto “Parlamento Jovem”.  

Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.  

As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.