LimeiraPolitica

Em visita a Limeira, Cônsul-Geral da Suíça é recebido por Botion  

AÇOS HISTÓRICOS  

 Em visita a Limeira, Cônsul-Geral da Suíça é recebido por Botion 

O prefeito Mario Botion e a presidente do Fundo Social, Roberta Botion, receberam nesta quinta-feira (7) o cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann. O encontro ocorreu na sede no Paço Municipal (Edifício Prada), como forma de estreitar relações, considerando-se que Limeira guarda vínculo com a imigração suíça. Além do interesse pela história do município, o cônsul-geral também pediu informações sobre aspectos tecnológicos, econômicos e culturais da cidade. 

  

Acompanharam o encontro, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, o vereador Elias Barbosa, os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), José Farid Zaine (Cultura) e Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete), além de Ronaldo Minowa – descendente de suíços que se estabeleceram na região de Limeira no século 19. 

  

Botion destacou a satisfação em receber o cônsul-geral e sua comitiva. Além disso, forneceu detalhes sobre a infraestrutura do município, nas áreas de inovação e educação, fatores que, segundo ele, impulsionam a geração de negócios e atraem empresas de grande porte, como as multinacionais Nice Brasil (inaugurada em junho) e o Novo Centro Logístico de Peças da Mercedes-Benz (inaugurado em abril). A presença da Unicamp também foi citada pelo prefeito. “Certamente teremos frutos a partir desse encontro, com empresas suíças eventualmente interessadas em se instalar aqui”, salientou Botion. 

  

Fluente na Língua Portuguesa, Hagmann agradeceu a receptividade. “É uma honra estar aqui”, disse. O cônsul revelou que pesquisa a história da imigração suíça no Brasil e que ainda hoje visitaria o bairro dos Pires. Como forma de contribuir com esse trabalho, Botion o presenteou com livros que contam o passado do município, ressaltando que Limeira é considerada o “berço da imigração europeia de cunho particular”. 

  

A presença da comunidade suíça em São Paulo também foi destacada por Hagmann. “São 7 mil em todo o estado”, disse. O cônsul relatou que há 500 empresas suíças instaladas no país e que é grande o interesse de empresários daquele país pelos municípios paulistas. “Limeira é uma cidade que oferece bastante oportunidade de investimento”, concluiu.