Limeira

61 ANOS DO SENAI EM LIMEIRA 

Aniversário do Senai: Botion participa de cerimônia em homenagem à família Varga 

A Escola Senai “Luiz Varga” comemorou hoje seus 61 anos de atividade em Limeira. O prefeito Mario Botion participou da cerimônia, que também homenageou Estevam Júlio Varga e Emmanoel Milton Varga (em memória). “Uma homenagem merecida e oportuna no aniversário da escola Senai, que forma estudantes com qualidade e competência, fazendo a diferença na vida desses jovens”, afirmou Botion. 

Participaram da cerimônia, o diretor da escola, Mário Eduardo Cazão, a viúva de Milton Varga, Emília Menconi Varga, familiares, o diretor regional do Ciesp, Renato Laranjeira, os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Edison Moreno Gil (Gabinete), André De Francesco (Educação), Farid Zaine (Cultura) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o presidente da Acil, José Mario Bozza Gazzetta, além de alunos, professores e funcionários do Senai. 

Júlio e Milton são filhos de Luiz Varga, patrono do Senai. A família Varga chegou a Limeira em 1944, quando a marca já existia no ramo da indústria de máquinas e equipamentos, na produção de soldas elétricas de vários tipos. Após a morte de Luiz Varga, os filhos migraram para o ramo de autopeças, que culminou na criação da Freios Varga, que logo se transformou em uma das maiores fabricantes de freios do mundo. 

O chefe do Executivo destacou o aspecto empreendedor da escola Senai que, segundo o prefeito, vai ao encontro da trajetória da família Varga. “O Senai dá oportunidade para que os alunos entrem no mercado de trabalho, mas também sejam empreendedores, como a família Varga foi em Limeira e deixou um enorme legado”, enfatizou Botion. 

Para o neto de Luiz Varga, Celso Varga, a homenagem demonstra a importância de alguém que plantou uma semente e deu bons frutos. “Meu avô começou uma atividade empreendedora na cidade e isso foi importante, pois gerou muitos empregos e outras empresas”, citou. “Essa homenagem aproxima esses jovens dos valores de trabalho e educação, complementando sua formação”, disse Cazão. 

O espaço “Luiz Varga”, localizado em uma praça em frente a escola, receberá uma placa que homenageia Júlio e Milton Varga. “Me sinto muito honrado em receber esta homenagem”, falou Júlio Varga. 

ESTAÇÃO DO FUTURO 

Durante a cerimônia, o prefeito Mario Botion anunciou que as tratativas estão avançadas para que a antiga Estação Ferroviária – que foi totalmente revitalizada por meio de contrapartidas – seja utilizada pela Escola Senai. No espaço, que deverá ser denominado “Estação do Futuro”, a ideia é que sejam abrigados cursos de inovação e tecnologia da informação da instituição. 

“Será um polo de tecnologia. Um espaço muito propício, que foi totalmente modernizado, para servir para a educação dos nossos jovens”, observou Botion. “Isso deve trazer diversos benefícios, nas áreas de tecnologia e robótica para a indústria, abrindo espaço na escola para outros estudos”, comentou Cazã