Ubatuba

Coluna do Alex

Um sonho a virar realidade…. 

Esta noite, eu tive um sonho. Sonhei com Ubatuba. Não sonhei que a cidade estava rica. Quer dizer, não estava rica de arrecadação. Mas estava riquíssima e vou te contar como foi… 

Ubatuba estava linda. Não só de belezas naturais exuberantes, como sempre foi, mas linda de bem cuidada e organizada. A arrecadação era a mesma, mas a prefeitura usava esse dinheiro para cuidar da cidade. Não havia um buraco no asfalto, as ruas com bloquetes e paralelepípedos eram certinhas, muito bem alinhadas e todas as faixas estavam pintadas. A iluminação era ótima. Sempre que uma lâmpada queimava, logo era trocada, dando uma sensação de segurança para as pessoas. 

Ubatuba não tinha dinheiro para grandes obras, mas a cidade era tão bem cuidada que a iniciativa privada investia aqui. E a prefeitura fazia convênios com os Governos do Estado e Federal para as grandes obras que o município necessitava. 

O turismo era o nosso carro-chefe. Todo mundo queria vir para Ubatuba, uma cidade de raras belezas naturais e, agora, uma cidade limpa, iluminada, segura e organizada. 

Os comerciantes voltaram a prosperar. Com isso, geraram mais empregos na cidade e com salários melhores. 

A sociedade civil organizada tinha voz ativa e era representada nos conselhos municipais. Todas as decisões importantes passavam pelos vários conselhos e a população de Ubatuba, realmente, decidia os rumos da cidade, debatendo projetos junto com o legislativo e o executivo. 

A nossa juventude estava envolvida em cursos profissionalizantes. Havia aula até de empreendedorismo e inteligência emocional, tudo em parceria com a iniciativa privada. As grandes marcas acreditavam em Ubatuba e não mediam esforços para fincar raízes aqui. Investiam pesado em Ubatuba. Em contrapartida, pediam os espaços para propagandas e que a cidade continuasse limpa, bem cuidada, organizada e, acima de tudo, preservada. 

Quando acordei, um misto de sentimentos tomou o meu coração. Por um lado, a angústia com o nosso atual momento, um dos mais sombrios da nossa história. Por outro, feliz e esperançoso porque as pessoas estão querendo abrir os olhos, arregaçar as mangas e lutar por uma Ubatuba melhor para todos nós. Neste exército, quero ser mais um soldado e participar da transformação pela qual a nossa cidade precisa passar!