DestaqueUbatuba

Corrida de Canoa caiçara abre semana de aniversário de Ubatuba

Evento valoriza e fomenta a cultura das comunidades tradicionais

A Corrida de Canoas caiçaras abriu a programação da semana de aniversário de Ubatuba no domingo, 24. O evento aconteceu na Vila Picinguaba e reuniu competidores com canoas típicas de pesca nas categorias: dois remos Infanto-juvenil, um remo Infantil, dois remos Pai e filho, um remo Feminino e um remo Masculino.

A Corrida de Canoas é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), da Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA) e da Associação de Moradores do Bairro da Picinguaba (AMBP). A ação valoriza e fomenta a cultura das comunidades tradicionais do município.

Na sequência da prova, houve também apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba.

Confira a classificação final da prova:

02 remos infanto-juvenil

1° lugar: Roni e Lucas (Picinguaba)

2° lugar: Kainan e Alisson (Camburi e Estaleiro)

3° lugar: Eduardo e Rian (Picinguaba)

Infantil

1° lugar: Pietro

2° lugar: João

3° lugar: Vitor

Dois remos Pai e filho

1° lugar: Nathan e Caio

2° lugar: Helbert e Vinícios/Heitor

3° lugar: Matheus e João Pedro

01 remo Feminino

1° lugar: Fabíola (Picinguaba)

2° lugar: Anna Maria (Picinguaba)

3° lugar: Renata (Estaleiro)

01 remo Masculino

1° lugar: Helbert (Barra Seca)

2° lugar: Lucas (Almada)

3° lugar: Nelson (Barra Seca)

02 remos Misto

1° lugar: Romana e Fausto

2° lugar: Edinho e Joana

3° lugar: Natan e Anita

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/corridacanoa24out21/

Banda Lira Padre Anchieta prepara lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba

Iniciativa levará ao palco do Teatro Municipal 73 participantes do projeto “Lira do Amanhã”

A Banda Lira Padre Anchieta prepara os últimos detalhes para o lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, que acontecerá na próxima quinta-feira, 28, às 19h30, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, como parte do aniversário de 384 anos do município. O evento será transmitido online para toda a população nas redes sociais da Fundart e da Prefeitura de Ubatuba.

A orquestra é composta pelos alunos do projeto pedagógico Lira do Amanhã, que são a grande maioria, e pelos músicos da Lira Padre Anchieta. No espetáculo do dia 28, serão 73 pessoas no palco. “É um sonho que está se tornando realidade”, afirmou a flautista Gisele Pilz, que integra a Banda Lira, associação de músicos que foi fundada em 1960.

O Lira do Amanhã é um projeto que tem o intuito de oferecer aulas de música trabalhando todas as qualidades e bem-estar dos alunos. O início foi em meados de 2007 e, desde então, vem formando músicos que integram a banda, como o é o caso da própria Gisele Pilz.

No projeto, são oferecidas aulas gratuitas de sopro em madeira e metais, bateria e percussão e aulas de cordas – violinos, viola, violoncelos e baixo. A faixa etária dos alunos é ampla: de crianças de 10 anos até adultos com mais de 60 anos, além de uma fila de espera. A grande maioria, no entanto, é de jovens e adolescentes.

“No final de 2018, o projeto começou a ser ampliado e, em 2019, em parceria com a Fundart e com a iniciativa privada, angariamos recursos e conseguimos comprar mais instrumentos, oferecendo curso de cordas. Até então, só havia instrumentos de sopro e percussão”, explicou Pilz. “A partir daí, tornou-se uma meta esse sonho da criação da primeira orquestra sinfônica jovem da cidade. Nesse processo, foi fundamental o apoio do então presidente da Banda Lira, Amarildo da Hora, e de Pedro Paulo Teixeira Pinto, que faleceu em 2019”, completou.

Para fazer parte da orquestra hoje, necessariamente a criança, jovem ou adulto precisa fazer parte do projeto. “A Orquestra é uma forma de eles fazerem a prática de conjunto, colocar em prática o que estão aprendendo nas aulas”, explicou Gisele.

Sobre a Banda Lira

Fundada em 1960 como uma associação de músicos, a banda desde então participa de diversas atividades da cidade, com tradição de música no Coreto da praça da Igreja Matriz, no Centro. Após alguns anos, com mudanças no quadro de participantes e no repertório, o grupo se tornou uma Banda Sinfônica. A associação também tem alguns núcleos, além de grupos de Câmara, como o Retreta Maestro Pedrinho, o Grupo Free Som, o Sons da Lira, o Coro da Lira, além do projeto Lira do Amanhã.

Para saber mais sobre a Banda Lira, acompanhe o facebook https://www.facebook.com/liraubatuba

Lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba

Quando: quinta-feira, 28/10, às 19h30

Onde: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e redes sociais da Prefeitura, Fundart e Banda Lira

Curtir

Comentar

Compartilhar